Minha foto
São Carlos, SP, Brazil
Fonoaudióloga, CRFa.13.365. Especialista em Motricidade Orofacial pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica- CEFAC, Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Aplicada à Clínica Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Bauru/USP, em Voz Teoria, Avaliação e Tratamento das Disfonias/Vozes Profissionais pelo Centro de Estudos Diagnóstico e Reabilitação, e em Fonoaudiologia Escolar Preventiva pelo Centro Universitário Central Paulista. Consultora empresarial (Call Center) em comunicação e Fonoaudióloga Escolar (realização de triagens com devolutivas, e orientações aos pais). PRINCIPAIS ATUAÇÕES: - Interposição / pressionamento de língua nos dentes, - Adequação das funções orais (respiração oral, alterações da mastigação, deglutição e fala); - Alterações de frênulo lingual; - Adequação das funções orais aos pacientes que utilizam prótese dentária; - Ronco (com o objetivo no fortalecimento na musculatura envolvida); - Alterações de leitura, escrita e vocal aos profissionais que utilizam a voz; Consultoria em Comunicação Pessoal (aprimorar a eficiência comunicativa com foco na necessidade do paciente).

1.6.16

Você sabia que Voz, Fala e Linguagem são 3 coisas diferentes?

Você sabia que Voz, Fala e Linguagem são 3 coisas diferentes?
Embora estejam extremamente ligadas, cada uma dessas funções se diferenciam entre si e a ausência de uma não significa a ausência de outra, vejamos abaixo:
Voz: Som produzido pela vibração das Pregas Vocais que varia de uma pessoa para outra devido a vários fatores como gênero, idade e ressonância. Surdos não oralizados costumam apresentar presença de Voz e Linguagem com ausência de fala, pois são capazes de expressar suas ideias e muitos vocalizam bastante durante sua comunicação.
Fala: Forma que modula nossa voz, processo de articulação dos fonemas da língua, processo mais importante pelo qual a linguagem se expressa. Pacientes com Afasia de Broca (quando o indivíduo perde a habilidade de emissão da fala) possuem voz, possuem linguagem, mas apresentam pouca fala, com grande dificuldade em expressar-se.
Linguagem: Processo mental de elaborar, formular, compreender e interpretar a mensagem. Não diz respeito apenas ao emitir, mas também ao receber a informação e entendê-la. A ausência de linguagem prejudica os outros dois processos, pois a fala fica sem sentido e a Voz se torna um acumulado de sons sem organização.
Podemos não ter voz e não ter fala, mas se a linguagem estiver presente, encontraremos outros meios de expressar nossas ideias e seremos capazes de interpretar o mundo sem grandes perdas
Agora que você já sabe a diferença fica mais fácil identificar onde está a dificuldade de seu paciente e/ou aluno.


Fonte: https://www.facebook.com/Linguagem-por-Daniela-Borges-455482474638760/?fref=pb&hc_location=profile_browser

Um comentário:

  1. Minha mãe está basicamente com isso, quer falar sabe o que vai dizer, mas não sai, como se estivesse gaguejando.

    ResponderExcluir