Estimular a criança com síndrome de Down desde cedo é
essencial para o seu desenvolvimento, por isso ela precisa de mais tempo
da família e de especialistas para adquirir e aprimorar as suas
habilidades. Uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida
pode ser determinante para a aquisição de capacidades em diversos
aspectos além dos físicos, como desenvolvimento motor, mas também de
comunicação e cognição. O Movimento Down separou para você 9 exercícios
super bacanas para ajudar a estimular a linguagem, cognição e memória da
criança com síndrome de Down.
1) Esconda-se ou esconda objetos
(“cadê? achou!”) para que o bebê desenvolva este tipo de memória: “não
vejo o objeto, mas sei que ele está ali”. Esta função cognitiva é
importante para que, mais tarde, ele possa relacionar cada objeto ao seu
nome.
2) Dê nomes a pessoas e objetos e
incentive o bebê a observá-los ao mesmo tempo em que você olha para
eles. Essa capacidade, chamada de referente ocular, é essencial para o
desenvolvimento da linguagem. É um modo natural de aumentar o
vocabulário da criança, fazendo com que ela descubra o nome das pessoas e
das coisas.
3) Os gestos também ajudam na
construção da linguagem. Eles facilitam a compreensão da criança e
aumentam a eficiência da comunicação. Com o tempo, eles serão
substituídos por palavras.
4) Tenha em mente que, para a criança
com síndrome de Down, o que é só ouvido pode ser facilmente esquecido e
o que é visto tem mais chance de ser lembrado. Por isso, quando ela
tiver capacidade é interessante a utilização de fotos, desenhos ou
figuras para que ela possa memorizar o que aprendeu ou vivenciou.
5) Brinque de executar ordens
simples: buscar o sapato da mamãe, chamar o papai na sala, colocar a
mamadeira em cima da mesa, acender a luz, fechar a porta. Aos poucos,
invertem-se os papeis e a criança também pode ser aquela que brinca de
dar as ordens.
6) Olhe livros e revistas e vá apontando e nomeando figuras para a criança. É outro modo agradável de aumentar seu vocabulário.
7) Produza junto com a criança uma
caixa que contenha objetos cujos nomes ela já entende bem.
Eventualmente, peça que ela vá até a caixa, pegue determinado objeto e o
traga. No dia seguinte, peça dois objetos e vá aumentando aos poucos.
8) Outra opção é preparar uma “caixa de
surpresas”. Use uma caixa de sapato fechada com abertura suficiente para
que a criança coloque a mão. Ponha pequenos objetos na caixa e peça
para a criança retirá-los e nomeá-los.
9) Leve a criança a solucionar
pequenos “problemas”: deixe objetos cobertos ou atados por um fio para
que ela descubra um modo de alcançá-los. Sirva a todos na mesa e deixe
que ela demonstre que você a “esqueceu”. Vista só um sapato. Entregue a
mamadeira vazia. São pequenas atitudes que vão fazer com que ela
desenvolva a iniciativa e resolva a questão.
Fonte: http://www.movimentodown.org.br/2016/01/9-exercicios-para-estimular-a-linguagem-cognicao-e-memoria-da-crianca-com-sindrome-de-down/
Nenhum comentário:
Postar um comentário