Minha foto
São Carlos, SP, Brazil
Fonoaudióloga, CRFa.13.365. Especialista em Motricidade Orofacial pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica- CEFAC, Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Aplicada à Clínica Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Bauru/USP, em Voz Teoria, Avaliação e Tratamento das Disfonias/Vozes Profissionais pelo Centro de Estudos Diagnóstico e Reabilitação, e em Fonoaudiologia Escolar Preventiva pelo Centro Universitário Central Paulista. Consultora empresarial (Call Center) em comunicação e Fonoaudióloga Escolar (realização de triagens com devolutivas, e orientações aos pais). PRINCIPAIS ATUAÇÕES: - Interposição / pressionamento de língua nos dentes, - Adequação das funções orais (respiração oral, alterações da mastigação, deglutição e fala); - Alterações de frênulo lingual; - Adequação das funções orais aos pacientes que utilizam prótese dentária; - Ronco (com o objetivo no fortalecimento na musculatura envolvida); - Alterações de leitura, escrita e vocal aos profissionais que utilizam a voz; Consultoria em Comunicação Pessoal (aprimorar a eficiência comunicativa com foco na necessidade do paciente).

12.5.16

A pega correta é a chave do sucesso para a amamentação

A eficiência da mamada e a possibilidade de aparecimento (ou não) de lesões tipo fissuras dependem de a pega estar correta. Vamos às dicas:

Boca bem aberta

O bebê deve abocanhar o seio com a boquinha bem aberta. É o que popularmente se chama de boquinha de peixe. Para que isso aconteça mais facilmente, molhe com o próprio leite o bico do seio imediatamente antes da mamada. Certifique-se de que boa parte da aréola (parte mais escura do seio) está dentro da boca do bebê, e não apenas o mamilo. Isso permite que o bebê sugue o seio, e não o mamilo.

Queixo encostando no seio

Isso é importante, pois os movimentos de sucção pressionam suavemente o peito, facilitando a ejeção do leite. Verifique que os lábios do bebê estejam virados para fora.

Nariz

O nariz não encosta no seio, permitindo que o bebê respire livremente.
Quando a pega está correta, nada dói. Amamentar deve ser um ato de prazer, e não de dor. Se houver algum tipo de lesão no seu seio, converse com o pediatra e reveja a técnica da pega do seu filho.
Para retirar o bebê do seio, coloque o seu dedo mínimo na boquinha dele. Quando ele trocar o mamilo pelo dedo, é o momento de retirar o mamilo da boca. Essa manobra simples também ajuda a não machucar o seio.
Pega correta

Passo a passo da pega correta

No momento da amamentação, use roupas confortáveis. Sente-se com a coluna ereta e os pés apoiados em um banco. A barriga do bebê deve estar voltada à barriga da mãe. Deixe o corpo e a cabeça do pequeno bem apoiados, e o pescoço levemente estendido para promover a pega. Apoie bem o bumbum do neném. Coloque a cabeça da criança na mesma altura da mama, e o nariz no mesmo nível do mamilo. Segure o seio com os dedos em forma de “C”, este método é utilizado para direcionar a pega de forma correta. Passe o mamilo entre o nariz e o lábio superior do bebê, pois assim estará o estimulando a abrir bem a boca. Quando notar que a boca da criança está bem aberta e a língua abaixada, movimente-o em direção à mama para que ele abocanhe grande parte da aréola.

Verifique se a pega está correta:

  • É possível ver mais aréola abaixo do lábio inferior do que acima do lábio superior;
  • O lábio inferior do bebê está virado para fora;
  • A cabeça está bem amparada;
  • Você não sente dor;
  • Você ouve o bebê deglutindo o leite depois de sugar a mama;
  • O seio não está interrompendo a respiração do bebê;
  • O queixo está encostado na mama.             
Pega correta 
Fonte: http://blogdalo.com.br/pega-correta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário