Minha foto
São Carlos, SP, Brazil
Fonoaudióloga, CRFa.13.365. Especialista em Motricidade Orofacial pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica- CEFAC, Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Aplicada à Clínica Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Bauru/USP, em Voz Teoria, Avaliação e Tratamento das Disfonias/Vozes Profissionais pelo Centro de Estudos Diagnóstico e Reabilitação, e em Fonoaudiologia Escolar Preventiva pelo Centro Universitário Central Paulista. Consultora empresarial (Call Center) em comunicação e Fonoaudióloga Escolar (realização de triagens com devolutivas, e orientações aos pais). PRINCIPAIS ATUAÇÕES: - Interposição / pressionamento de língua nos dentes, - Adequação das funções orais (respiração oral, alterações da mastigação, deglutição e fala); - Alterações de frênulo lingual; - Adequação das funções orais aos pacientes que utilizam prótese dentária; - Ronco (com o objetivo no fortalecimento na musculatura envolvida); - Alterações de leitura, escrita e vocal aos profissionais que utilizam a voz; Consultoria em Comunicação Pessoal (aprimorar a eficiência comunicativa com foco na necessidade do paciente).

12.1.11

Fonoaudiologia - Os Benefícios da Amamentação

                                                               Imagem: googleimagens.net
 O sistema sensório motor oral consiste das estruturas, boca,  lábios, dentes, língua e bochechas. Esse sistema é responsável pelas funções relacionadas a alimentação (sucção, mastigação e deglutição) e produção da fala (articulação).
     O amamentação é naturalmente, um exercício que estimula a musculatura facial (lábios, língua e bochechas) do recém-nascido, o trabalho muscular estimula o crescimento
das estruturas ósseas da face. Na amamentação no seio, os lábios estão firmemente colados ao seio materno para evitar vazamento de leite, beneficia o padrão de respiração nasal, estimula os músculos que participam da fala e das funções da alimentação. Estimula o crescimento facial transversal (largura) da arcada dentária superior e a mandíbula, faz movimentos que estimulam o seu crescimento ântero-posterior, ou seja, o trabalho muscular favorece a posição correta da língua, lábios, bochechas e promove adequada produção dos sons da fala.
     O leite materno é o melhor alimento para seu bebê, desde o nascimento. Ele supre todas as necessidades nutritivas da criança durante os primeiros seis meses de vida. O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho, está na temperatura adequada, é de fácil digestão, provoca menos cólicas nas crianças, protege contra doenças e pode ser transportado para qualquer lugar, já vem pronto e não precisa aquecer. É único alimento a ser dado ao bebê até os seis meses de idade.
     A amamentação também beneficia as mães, já que elas passam a ter risco reduzido de câncer de mama, útero e ovário e recuperam a forma física mais rapidamente.
    A fonoaudiologia preocupa-se com a amamentação, não estimulando o uso de mamadeiras e chupetas por poder interferir no desenvolvimento da fala. Estudos mostram que o uso de bicos artificiais podem desenvolver posturas inadequadas de língua, boca e bochechas levando à alterações da arcada dentária.
Amamente se possível, o seu bebê agradece!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário