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São Carlos, SP, Brazil
Fonoaudióloga, CRFa.13.365. Especialista em Motricidade Orofacial pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica- CEFAC, Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Aplicada à Clínica Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Bauru/USP, em Voz Teoria, Avaliação e Tratamento das Disfonias/Vozes Profissionais pelo Centro de Estudos Diagnóstico e Reabilitação, e em Fonoaudiologia Escolar Preventiva pelo Centro Universitário Central Paulista. Consultora empresarial (Call Center) em comunicação e Fonoaudióloga Escolar (realização de triagens com devolutivas, e orientações aos pais). PRINCIPAIS ATUAÇÕES: - Interposição / pressionamento de língua nos dentes, - Adequação das funções orais (respiração oral, alterações da mastigação, deglutição e fala); - Alterações de frênulo lingual; - Adequação das funções orais aos pacientes que utilizam prótese dentária; - Ronco (com o objetivo no fortalecimento na musculatura envolvida); - Alterações de leitura, escrita e vocal aos profissionais que utilizam a voz; Consultoria em Comunicação Pessoal (aprimorar a eficiência comunicativa com foco na necessidade do paciente).

7.10.15

Dicas para uma boa apresentação

COMUNICAÇÃO ESSENCIAL - ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA ENCANTAR SEUS OUVINTES:

1. Prepare-se! Defina o tema e o objetivo da apresentação, estude, atualize-se, procure conhecer o seu público e suas expectativas. Prepare-se tecnicamente e psicologicamente! 
2. Faça uma lista das idéias que você gostaria de abordar. 
3. Organize essas idéias em ordem de prioridade e numa seqüência lógica. Escolha palavras e frases de transição para fazer a ligação de suas idéias. 
4. Procure conhecer o local de sua apresentação e teste todos os equipamentos com antecedência. 
5. Prepare material audiovisual pertinente, interessante, sucinto e legível.
6. Ensaie várias vezes em voz alta, em frente ao espelho, com auxílio de um gravador. Enfatize os pontos importantes com sua voz; mude a velocidade da fala; faça algumas pausas e use diferentes inflexões, para prender a atenção dos ouvintes. 
7. Comece com algo que estimule o interesse das pessoas pelo assunto. 
8. O corpo de sua apresentação deve incluir bastante material de suporte (exemplos, gráficos, estatísticas, comparações, etc.) para dar sustentação e confiabilidade às suas afirmações.
 9. Inclua fatos/dados que prendam a atenção e despertem a curiosidade da platéia. 
10. Não use muitos conceitos e termos técnicos. 
11. Evite gírias, jargões ou piadas. 
12. Fale pausadamente, pronunciando cada palavra com clareza.
13. Faça pausas: dê tempo para as pessoas absorverem o que estão ouvindo. 
14. Elimine os vícios de linguagem. Substitua-os por pausa ou sinônimo. 
15. Não seja extremamente formal. Crie empatia com o público! 
16. Selecione palavras de impacto; use frases completas, porém curtas. 
17. Não se utilize de termos que você não esteja habituado. O vocabulário deve ser adequado a cada público. 
18. Movimente-se e gesticule com naturalidade. 
19. Mantenha um contato visual com todos, olhe para todas as pessoas como se estivesse conversando com cada uma delas. 
20. Administre o tempo com eficiência. 
21. Termine a sua apresentação com impacto, ressaltando os aspectos mais importantes e deixando a “sua marca”. 


Débora Brum – Fonoaudióloga e Consultora em Comunicação Humana 

Fonte: http://comunicativafono.com.br/?page_id=2

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