No início ou durante o processo de alfabetização, o aluno poderá
apresentar trocas transitórias em sua escrita, algumas consideradas
comuns, tais como, “m” no lugar de “n”; escreve: “caza”, ao invés de
“casa”, "paceio" ao invés de "passeio","májico" ao invés de "mágico",
entre outros, pois o mesmo ainda não se apropriou das regras da
gramática.
Porém, se o professor observar a ocorrência das trocas surdo/sonoro na escrita do aluno (conforme o quadro abaixo), o ideal é encaminhá-lo, o quanto antes para Avaliação Fonoaudiológica.
Este quadro representa os tipos de trocas que a Fonoaudióloga irá trabalhar com a criança.
As trocas fonológicas do tipo surdo-sonoro quando não trabalhadas logo no início, a tendência é que elas se tornem persistentes, pois quanto mais tarde diagnosticadas, mais difícil torna-se o trabalho fonoaudiológico.
Porém, se o professor observar a ocorrência das trocas surdo/sonoro na escrita do aluno (conforme o quadro abaixo), o ideal é encaminhá-lo, o quanto antes para Avaliação Fonoaudiológica.
Este quadro representa os tipos de trocas que a Fonoaudióloga irá trabalhar com a criança.
As trocas fonológicas do tipo surdo-sonoro quando não trabalhadas logo no início, a tendência é que elas se tornem persistentes, pois quanto mais tarde diagnosticadas, mais difícil torna-se o trabalho fonoaudiológico.
Obs: Vale
lembrar que estas trocas podem ocorrer também na fala, podendo a criança
estar apoiando na oralidade na hora de escrever. Nesse caso, deverá ser
trabalhado a fala e a escrita juntos. Contudo, às vezes, as trocas
podem estar acontecendo apenas na escrita, sem que esteja ocorrendo
alteração na fala.
Em todos os casos, o professor é fundamental. Todo e qualquer trabalho nunca é realizado apenas por um único profissional. O Fonoaudiólogo trabalha em equipe: escola, pais e terapeuta.
Fonte: Autor: Cintia Sá
Em todos os casos, o professor é fundamental. Todo e qualquer trabalho nunca é realizado apenas por um único profissional. O Fonoaudiólogo trabalha em equipe: escola, pais e terapeuta.
Fonte: Autor: Cintia Sá
Nenhum comentário:
Postar um comentário