Minha foto
São Carlos, SP, Brazil
Fonoaudióloga, CRFa.13.365. Especialista em Motricidade Orofacial pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica- CEFAC, Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Aplicada à Clínica Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Bauru/USP, em Voz Teoria, Avaliação e Tratamento das Disfonias/Vozes Profissionais pelo Centro de Estudos Diagnóstico e Reabilitação, e em Fonoaudiologia Escolar Preventiva pelo Centro Universitário Central Paulista. Consultora empresarial (Call Center) em comunicação e Fonoaudióloga Escolar (realização de triagens com devolutivas, e orientações aos pais). PRINCIPAIS ATUAÇÕES: - Interposição / pressionamento de língua nos dentes, - Adequação das funções orais (respiração oral, alterações da mastigação, deglutição e fala); - Alterações de frênulo lingual; - Adequação das funções orais aos pacientes que utilizam prótese dentária; - Ronco (com o objetivo no fortalecimento na musculatura envolvida); - Alterações de leitura, escrita e vocal aos profissionais que utilizam a voz; Consultoria em Comunicação Pessoal (aprimorar a eficiência comunicativa com foco na necessidade do paciente).

13.5.15

Como ajudar a criança com dificuldade escolar em casa?

                                                                   Imagens: googleimagens.net

- Ofereça à criança oportunidades de presenciar o adulto escrevendo lista de compras, cartas, receitas;
-  Sempre iniciar a leitura pelo título do texto explicando para a criança que ele se relaciona com o conteúdo do texto, incentivando o leitor a imaginar e fantasiar sobre o que será lido;
- Faça com que as crianças participem dos diálogos, aproveitando a fala para entender  assunto, mostrando o seu interesse em ouvi-la e possibilitando que conheça novas palavras.
- Quando ler algo para a criança, permita que ela veja a escrita e, se possível, aponte as letras, as sílabas e as palavras;
- Visite livraria e bancas de jornais com a criança, auxiliando-a a escolher livros, textos, revistas e gibis, pois esta também é uma ocasião para desenvolver o interesse pela leitura e escrita;
- Brinque com seu filho formando rimas. Por exemplo: quais são as palavras que combinam com pão? Mão, chão...
- Cante músicas marcando o ritmo com palmas, isto favorece a percepção de palavras e os segmentos que a compõe;
- Mostre às crianças que o texto é formado por parágrafos, e estes por frases que possuem diferentes entonações, quando lidas, dependendo da pontuação;
- Conte histórias para as crianças, solicitem que elas recontem e depois que escrevam sobre elas.
- Quando for necessário, corrija a escrita das crianças, procure intermediar a escrita correta, seja pelo uso de dicionário, de embalagens, ou mesmo em fichas;
-Utilize jornais e revistas em sala de aula para que as crianças selecionem as notícias a partir de leitura para o grupo-classe;
- Proporcione às crianças completarem frases ou palavras de texto, após a leitura oral ou silenciosa;
- Favoreça atividades de leitura e de escrita em grupo para que se torne agradável às crianças.
                                                                        Imagens: googleimagens.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário