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São Carlos, SP, Brazil
Fonoaudióloga, CRFa.13.365. Especialista em Motricidade Orofacial pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica- CEFAC, Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Aplicada à Clínica Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Bauru/USP, em Voz Teoria, Avaliação e Tratamento das Disfonias/Vozes Profissionais pelo Centro de Estudos Diagnóstico e Reabilitação, e em Fonoaudiologia Escolar Preventiva pelo Centro Universitário Central Paulista. Consultora empresarial (Call Center) em comunicação e Fonoaudióloga Escolar (realização de triagens com devolutivas, e orientações aos pais). PRINCIPAIS ATUAÇÕES: - Interposição / pressionamento de língua nos dentes, - Adequação das funções orais (respiração oral, alterações da mastigação, deglutição e fala); - Alterações de frênulo lingual; - Adequação das funções orais aos pacientes que utilizam prótese dentária; - Ronco (com o objetivo no fortalecimento na musculatura envolvida); - Alterações de leitura, escrita e vocal aos profissionais que utilizam a voz; Consultoria em Comunicação Pessoal (aprimorar a eficiência comunicativa com foco na necessidade do paciente).

10.2.15

Orientações para a prevenção da disfluência (gafueira)


        Todas as crianças principalmente entre as idades de 2 a 4 anos, podem apresentar um comportamento semelhante à gagueira chamado disfluência normal da fala, pois estão começando a desenvolver sua comunicação e exercitando  sua fala.
Esses “tropeços naturais“ ocorrem na fala da criança porque, às vezes, fica indecisa na escolha das palavras, ou ela se utiliza dessas disfluências para organizar a sua linguagem, onde o mais comum é repetir palavras inteiras no início das frases. Estas disfluências aumentam quando a criança fala rápido, conta uma história, mas não se lembra da seqüência, está nervosa, usa frases longas; onde ela repete palavras ou frases, refaz a sentença na tentativa de se expressar mais claramente.
Essas inadequações são comuns e naturais ao processo normal de desenvolvimento, uma vez que a criança, progressivamente, passa a ter domínio da fala e da maneira correta que coloca as palavras nas suas frases.
Somente algumas crianças transformam a disfluência normal da fala em gagueira. Este fato pode ocorrer, dependendo quase que inteiramente das reações do seu meio familiar e pode ser agravado quando as pessoas conversam com frases longas e complexas, fala rápida e vocabulário com palavras difíceis para as crianças.
Considerando a importância das atitudes dos pais com seu filho durante esta fase,  orientações sobre as modificações na fala dos pais e alterações no meio ambiente, irão facilitar a fluência da criança.

ATITUDES

-                          Não peça para a criança não ter medo de falar ou ficar calma e respirar antes de falar;
-                          Ouça com atenção e paciência o que seu filho tem a dizer;
-                          Mostre interesse no que ele diz e não no modo como ele fala;
-                          Não termine as frases nem o assunto para a criança;
-                          Não deixe a criança perceber preocupação com a fala dela;
-                          Não a force a falar na frente de outras pessoas se não estiver com vontade;
-                          Caso a criança esteja preocupada com sua fala, diga que essas dificuldades são normais em crianças que estão aprendendo a falar;
-                          As perguntas feitas à criança devem ser uma de cada vez, esperando que ela responda, pois as perguntas feitas uma atrás da outra podem deixa-la nervosa por querer responder a todas elas;
-                          Se seu filho estiver demorando a falar, espere, não fale por ele. É importante que ele perceba que você gosta de ouvi-lo;
-                          Converse com a criança utilizando frases curtas, com pausa entre uma fala e outra e numa velocidade agradável, pois ela tentará imitar você.

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