Minha foto
São Carlos, SP, Brazil
Fonoaudióloga, CRFa.13.365. Especialista em Motricidade Orofacial pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica- CEFAC, Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Aplicada à Clínica Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Bauru/USP, em Voz Teoria, Avaliação e Tratamento das Disfonias/Vozes Profissionais pelo Centro de Estudos Diagnóstico e Reabilitação, e em Fonoaudiologia Escolar Preventiva pelo Centro Universitário Central Paulista. Consultora empresarial (Call Center) em comunicação e Fonoaudióloga Escolar (realização de triagens com devolutivas, e orientações aos pais). PRINCIPAIS ATUAÇÕES: - Interposição / pressionamento de língua nos dentes, - Adequação das funções orais (respiração oral, alterações da mastigação, deglutição e fala); - Alterações de frênulo lingual; - Adequação das funções orais aos pacientes que utilizam prótese dentária; - Ronco (com o objetivo no fortalecimento na musculatura envolvida); - Alterações de leitura, escrita e vocal aos profissionais que utilizam a voz; Consultoria em Comunicação Pessoal (aprimorar a eficiência comunicativa com foco na necessidade do paciente).

18.12.10

Fonoaudiologia - A Importância de Respirar Bem

 A respiração é um processo de entrada de oxigênio no organisme eliminação de gás carbônico.
          Quando respiramos pelo nariz, o ar é umidificado, aquecido e filtrado de suas impurezas para chegar aos pulmões. Isto porque o nariz funciona como uma peneirinha e seus pelinhos contribuem para que as “sujeiras” contidas no ar não entrem em nosso organismo.
          O ar respirado pela boca chega ao organismo como se encontra no ambiente, ou seja, com impurezas, seco, mais frio, com maior probabilidade de termos problemas respiratórios.
          Quando respiramos bem, ou seja, pelo nariz sentimos melhor o cheiro e o gosto dos alimentos.
          A criança que apresenta dificuldades de respirar pelo nariz pode apresentar boca seca, dificuldade para se alimentar devido a um cansaço, mastigação de lábios entreabertos para que consiga respirar, pois a criança não consegue respirar e mastigar ao mesmo tempo, lábios ressecados, roncam e babam a noite, qualidade de sono ruim, olheira, distração e muitas vezes queda no desempenho escolar, entre outras características.

Nenhum comentário:

Postar um comentário